“Partindo de uma abordagem segura e erudita a respeito das normas fundamentais que regem a intervenção estatal no direito de liberdade, o autor sustenta, com rara acuidade, a existência de um verdadeiro direito funda- mental à individualização da medida cautelar pessoal, extraindo as diretrizes que devem orientar o juiz no exame dos requisitos legais para a imposição das possíveis restrições.” PROFESSOR TITULAR ANTONIO MAGALHÃES GOMES FILHO (USP)

“Com maestria, o autor trata detalhadamente do sistema de medidas cautelares pessoais no processo penal. Este excelente trabalho, além da base teórica, apresenta, concretamente, como se deve realizar o exame da proporcionalidade na aplicação das medidas cautelares pessoais.” MINISTRO JOSÉ ANTÔNIO DIAS TOFFOLI (STF)

“Trata-se de uma obra de alta relevância, de um excelente guia para os operadores do Direito de como decidir sobre as medidas cautelares pessoais, notadamente as prisões, fruto de um enorme trabalho de um exemplar pesquisador e pensador do Direito.” PROFESSOR ASSOCIADO MAURÍCIO ZANOIDE DE MORES (USP)

Roberto Parentoni

Roberto Parentoni

Roberto Parentoni é Advogado criminalista desde 1991, fundador do escritório Parentoni Advogados. Pós-graduado pela Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie, especialista em Direito Penal e Processual Penal. Presidente por duas gestões do IBRADD - Instituto Brasileiro do Direito de Defesa. É professor, autor de livros jurídicos e profere palestras pelo país.