Dr. Luca Parentoni, Advogado Criminalista da banca de advocacia Parentoni Advogados

Por: Luca Parentoni, Advogado Criminalista

Me desafiei a, finalmente, fazer as leituras difíceis. Já vinha com essa vontade, mas sempre batia aquela sensação de que ainda não conseguiria acessar o conteúdo dos textos.

Mas, para mim, são essenciais para uma pesquisa séria do Direito Penal e sua epistemologia. Não podemos ser advogados de uma chave epistemológica apenas por razões de tempo histórico vivido.

É preciso uma crítica. Já vi o @clovisdebarros, numa entrevista, dizer que Kant é o “Everest da Filosofia”.

Mas esse ano vou enfrentar. Todos os nossos grandes pensadores enfrentaram e é esse o traço comum. Bertrand Russell, em Os problemas da Filosofia, nos lembra que “o estudioso que desejar adquirir um conhecimento elementar da filosofia descobrirá que é mais fácil e proveitoso ler algumas obras dos grandes filósofos do que tentar derivar uma visão geral a partir de manuais”.

É a mais pura verdade. E outra coisa que dá a sensação de dificuldade, para dar um exemplo: Kant é incompreensível sem Hume e as questões que ele coloca. A leitura prévia de Hume, antes de ir aos textos de Kant, é essencial. #filosofia #kant #direitopenal #hume

  • Prolegómenos a Toda a Metafísica Futura – Immanuel Kant
  • Investigação sobre o Entendimento Humano – David Hume
Luca Parentoni

Luca Parentoni

Advogado criminalista, sócio do escritório Parentoni Advogados. Graduado pela Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie, participou da VII Escola Alemã de Ciências Criminais realizada pelo Centro de Estudos de Direito Penal e Processo Penal Latino-americano (CEDPAL) da Universidade Georg-August de Göttingen (Alemanha), especializando-se em Direito Penal Econômico pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra/Portugal, é parecerista, responsável pela área consultiva de temas específicos do Direito Penal e Penal Econômico, atuante nos Tribunais Superiores. Membro do IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais.