Dr. Roberto Parentoni, advogado criminalista

A palavra é sangue e oxigênio para o advogado; mutilado nas palavras, o advogado é pássaro de asas partidas, um condor sem alturas, uma águia sem espaço.

É ferramenta de trabalho, arma de combate – e porque não dizer – a sua própria vida, eis que através da palavra, o causídico luta o bom combate, quer na argumentação lógica pela vitória da tese, quer na defesa do direito conspurcado, e quer ainda no ataque estratégico à pretensão adversária.
O nono mandamento do Decálogo de Sto. Ivo – considerado o primeiro tratado de deontologia jurídica – preceituava que, para fazer uma boa defesa, o advogado deve ser verídico, sincero e lógico.
Nenhum advogado poderá cumprir a sua missão sem manejar, com destreza, agilidade, ciência e honra, a sua arma fundamental – a palavra. (A Revolução da Palavra, 1977, Pedro Paulo Filho, p.147)
Débora Parentoni

Débora Parentoni

Prof.ª Débora Cavalcante Parentoni, Diretora administrativa do escritório Parentoni Advogados e Coordenadora do Projeto Pro Bono Antônio Aurélio Soares (AAS), Pedagoga formada pela Faculdade Maria Montessori, fundadora do Instituto Brasileiro do Direito de Defesa – IBRADD, onde foi secretária-geral por duas gestões.