Dr. Luca Parentoni, Advogado Criminalista da banca de advocacia Parentoni Advogados

Por: Luca Parentoni, Advogado Criminalista

Me desafiei a, finalmente, fazer as leituras difíceis. Já vinha com essa vontade, mas sempre batia aquela sensação de que ainda não conseguiria acessar o conteúdo dos textos.

Mas, para mim, são essenciais para uma pesquisa séria do Direito Penal e sua epistemologia. Não podemos ser advogados de uma chave epistemológica apenas por razões de tempo histórico vivido.

É preciso uma crítica. Já vi o @clovisdebarros, numa entrevista, dizer que Kant é o “Everest da Filosofia”.

Mas esse ano vou enfrentar. Todos os nossos grandes pensadores enfrentaram e é esse o traço comum. Bertrand Russell, em Os problemas da Filosofia, nos lembra que “o estudioso que desejar adquirir um conhecimento elementar da filosofia descobrirá que é mais fácil e proveitoso ler algumas obras dos grandes filósofos do que tentar derivar uma visão geral a partir de manuais”.

É a mais pura verdade. E outra coisa que dá a sensação de dificuldade, para dar um exemplo: Kant é incompreensível sem Hume e as questões que ele coloca. A leitura prévia de Hume, antes de ir aos textos de Kant, é essencial. #filosofia #kant #direitopenal #hume

  • Prolegómenos a Toda a Metafísica Futura – Immanuel Kant
  • Investigação sobre o Entendimento Humano – David Hume
Luca Parentoni

Luca Parentoni

Dr. Bruno Parentoni é advogado criminalista e sócio do escritório Parentoni Advogados. Graduado pela Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie, com pós-graduação pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (Portugal), é especializado em Direito Processual Penal e Penal Econômico. Atua na justiça estadual, federal e nos Tribunais Superiores (STJ e STF) e é membro do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM).