CapturarCarteira de Identidade de Advogado/OAB – Será só MiMiMi

Em, 24 de abril de 2018, fiz um post para as redes sociais sobre a alusão que a jornalista Monica Bergamo, da Folha de São Paulo, nesta mesma data, fez a um documento importante para todos os Advogados e Advogadas brasileiros, a Carteira da Ordem dos Advogados do Brasil, chamando-a de “carteirinha”.

Felizmente muitos Advogados e Advogadas compreendem o significado disso. Por outro lado, em alguns lugares onde postei, algumas pessoas, que nem consigo chamar de Advogados, reagiram de forma desprezível, entendendo como “mimimi” (entre outras considerações surreais) o objeto do post, ignorando o fato de que Advogados e Advogadas de verdade, comprometidos, militantes, que se dão valor enquanto homens, mulheres, pensadores e profissionais do Direito e que também respeitam seus clientes dão, sim, a devida importância à nomenclatura com a qual denominam sua Carteira da OAB.22196472_1598484196877869_4976681616325812163_n

Para mim, como Advogado, isso é importante, assim como são importantes todas as coisas inerentes à advocacia e sua prática. Em mais de 27 anos de militância, desde 1991, nunca vi tamanho desprezo e indiferença por parte de Advogados que só podem ser aventureiros da Advocacia.

Nós, Advogados e Advogadas, representamos a sociedade, colaboramos para a paz, a justiça, a democracia. É um sacerdócio, um dom, uma dádiva.

Quero longe de mim essas tais pessoas que se dizem Advogados. Como podem atender bem um cliente ou se solidarizar com a classe se desprezam inicialmente o fato de que, para eles, o documento que os identifica como Advogado e Advogada e os habilita à prática advocatícia pode ser relezmente chamado de “carteirinha”.

E não só isso. Segundo alguns que comentaram as postagens, a nossa Carteira da OAB pode ser chamada de carteirinha ou do que eles quiserem chamar, simplesmente, para eles, não importa.

Realmente, amigos, advogados e advogadas do meu Brasil, a luta é e será árdua. Como bem disse Sobral Pinto, a Advocacia não é profissão para covardes.

Fraternal abraço.

 

Roberto Parentoni

Roberto Parentoni

Roberto Parentoni é Advogado criminalista desde 1991, fundador do escritório Parentoni Advogados. Pós-graduado pela Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie, especialista em Direito Penal e Processual Penal. Presidente por duas gestões do IBRADD - Instituto Brasileiro do Direito de Defesa. É professor, autor de livros jurídicos e profere palestras pelo país.